Redes Sociais - Aí sim, tornei-me um "socialista"...!!!

Redes Sociais - Aí sim, tornei-me um "socialista"...!!!

Havia adiantado em notas anteriores que chegaria o dia para escrever a respeito de algo sobre Redes Sociais. Depois de participar da OMExpo, não vejo momento melhor para escrever sobre o tema, como agora.

Antes de tratar especificamente do tema, acredito que este é um bom momento para expor ainda mais quem sou eu - como venho me criando...!
Assim, além de me apresentar um pouco mais a quem dedica seu tempo para ler os meus artigos, ainda posso ratificar valores que defendo, como a defesa da disposição às mudanças e o exercício constante de quebrar paradigmas - walk the talk.
Vamos lá então...!

Num passado não muito distante - não foi somente na adolescência/juventude - fui um seguidor da teoria marxista, quase um Trotskista. Achava que "O Capital, de Karl Marx", era a obra que apresentava o modelo econômico mais justo para a sociedade - "Hay que endurecerse, pero sin perder la ternura jamás."
Hoje eu sou um homem empreendedor e defensor do capitalismo - Pode ser ainda que não se tenha encontrado um modelo econômico ideal, mas é o mais viável que conheço até então...

Nos meus últimos anos de flerte com o marxismo, já vivíamos o amanhecer da Era da Informação. Apesar de sempre ter tido uma admiração com respeito aos PCs - o primeiro que me surpreendeu foi um TK 85, que era de um vizinho alemão que eu tive nos idos de 1984 - , por causa das influências da teoria comunista, já em 2003 eu era a única pessoa dos círculos que frequentava, que não tinha celular e defendia fortemente este fato.
Já um pouco depois, ao conhecer as redes sociais, repugnei-as! A internet prá mim, já era uma das grandes invenções do homem, mas com o foco em pesquisa, estudo e comunicação estritamente profissional - emails.
Hoje eu sou um grande entusiasta da Era da Informação, usuário assíduo e defensor das Redes Sociais.
E vamos nos criando...!!!

Atualmente, de bate-pronto, eu não poderia ser contra as redes sociais se aprecio tanto o relacionamento com as pessoas. Contudo, no começo quando as repudiei, apesar das minhas influências anticapitalistas já estarem enfraquecidas, olhando prá trás, eu era ainda um sujeito sem compromisso com o desenvolvimento de relacionamento interpessoal. Minha filosofia para este tema era bem simplista e eu era bem reativo, comparando-se com o que sou hoje. Desde sempre, declaro minha predileção pelo contato com as pessoas, mas não despendia muito tempo em entender mais amplamente estas relações - se gostassem de mim, eu gostava, se não gostassem, tanto fazia.
Tendo todo este espectro comportamental e ainda com as influências filosóficas que já citei, minhas análises, apesar de serem fundamentadas, tinham como pilar aquilo que poderíamos não ter, e não aquilo que poderíamos agregar.
Abrangendo este comportamento para as redes sociais, meu maior argumento era que com estas redes, nós perderíamos o calor do contato humano. Nossas relações seriam subjetivas, frias e distantes.
Com o tempo, conhecendo a vida proativa, refletindo e abrindo a minha mente, mudei meu espectro totalmente e o foco hoje, é sempre no que podemos agregar e não aquilo que podemos perder ou não ter - prá quem conhece o conceito SWOT, eu me desprendi completamente do W e do T. O foco está na Força e na Oportunidade.

Quando quebrei estes paradigmas e mergulhei no Orkut - a primeira rede social que experimentei - só tive o que celebrar. Reencontrei muita gente querida e mesmo virtualmente, isto só me trouxe alegria e benefícios. Até aquilo que cegamente defendia contra as redes, mostrou-se não ser coerente, pois as pessoas com quem só me contato virtualmente, antes não contatava de qualquer maneira. Outros, mesmo que virtualmente, tornaram-se mais próximos, compartilhamos idéias e pensamentos e não raramente, avançamos para contatos pessoais. E ainda mais, novos contatos e amizades são muito possíveis, sim senhor - seja aqui no Brasil, ou no resto do mundo.

Sem falar nas questões profissionais. Por exemplo, eu sou colunista do INyES, por causa do Linkedin - www.linkedin.com/in/carlosrenato . Ainda no contexto profissional, estou iniciando uma oportunidade de negócios de integração de empresas de serviços latino-americanas às indústrias multinacionais - www.netcdsholding.com/ - e eu serei o representante do maior mercado, que é o Brasil. Tudo isto, entre outras coisas, só surgiu por causa das redes sociais.
Tratando o tema profissional de maneira mais macro, tudo que aprendemos sobre marketing, por exemplo, está sendo reinventado - Marketing Digital. Conceitos de custo-benefício e de geração efetiva de negócios estão sendo amplamente revistos, outros estão sendo criados, como o Long Tail.

As redes sociais estão também sendo utilizadas por agências de recrutamento, hunting e pelas áreas de RH nas empresas. Estas não só procuram por talentos nas redes, como também podem utilizá-las como ferramenta para análise da coerência dos candidatos que estão avançando em busca de uma oportunidade - walk the talk.
Se você pergunta: e se eu não participo de rede social alguma?
Reflita: Quando você se aproxima de qualquer pessoa com quem terá mais intimidade, é melhor você ter mais informações dela ou não? Imagine esta reflexão em termos profissionais...
Além do quê, os recrutadores sabem que entrevistas e dinâmicas são eventos pontuais e de curta duração. Com o mar de informações que temos a nossa disposição hoje, candidatos dissimulados podem muito bem impressionar os entrevistadores nestes momentos pontuais. Já em redes sociais, as opiniões e interações tem muito maior chance de mostrar quem somos, ou no mínimo, quem gostaríamos de ser. Elementos de informações assim, são de grande valor para quem analisa um currículo, ou entrevista um candidato a uma vaga de emprego.

PRIVACIDADE
O que mais me questionam com respeito a participação efetiva em redes sociais, é o fato de se preocuparem com a falta de privacidade - tem gente que é até bastante agressiva com respeito a este tema, dizendo que pessoas, como eu, por exemplo, que se abrem nas redes sociais, fazem isto, pois suas vidas não têm graça e acreditam, que quem sabe, terceiros possam achar graça da mesma.
Particularmente, penso completamente o oposto e já citei as bases desta minha crença anteriormente.
De qualquer forma, sendo mais pragmático com respeito a privacidade, eu decidi simplesmente, tornar-me público. Não tenho o que esconder e creio ter bom senso naquilo que vou expor. Entretanto, somos muito afortunados por vivermos em uma democracia e sendo assim, você pode escolher em participar das redes sociais ou não e ainda, decidir de que maneira deseja interagir com as mesmas.
Eu sugiro que participem das redes, pois assim, também estarão se atualizando e cada vez mais, entendendo o mundo novo que estamos criando. E ainda mais, gostando ou não, estamos trilhando um caminho sem volta - basta analisar a relação dos mais jovens com a Era da Informação.

IMPORTANTE - Apesar das ferramentas e possibilidade das redes sociais estarem sempre mudando e avançando, o objetivo que deu origem as redes nunca mudou, que é ampliar os nossos contatos, compartilhar idéias, universalizar-nos! - como costumo dizer aos meus colegas latinos... Vamo nos hermanar!
No meu caso, como também para muitas pessoas, o que de fato muda, são as nossas visões, atitudes e sintonia...!

Para finalizar por agora, aproveito e declaro que estou super-hiper-mega-ultra-giga entusiasmado com a Era da Informação. Para mim, estamos iniciando uma época que pode praticar de fato, a teoria mais citada no mundo com respeito a diminuirmos as nossas diferenças, que é a Teoria da Educação dos Povos. Sempre ouvi que se desejássemos um mundo mais justo, deveríamos investir na educação. Agora é a hora amigos! Nunca foi tão fácil ter acesso às informações como na Era que vivemos.
Quem diria, que quando flertava com as minhas teorias marxistas, a real e única viável socialização que poderíamos ter de fato, não era a socialização dos meios de produção, mas sim, a socialização das informações - o compatilhamento da educação ampla, irrestrita e democrática.
Nesta nova Era, todas as diferenças irão se tornar menores. Valores e princípios serão mais facilmente verificados. Quem mais desejar profundo, mais facilmente irá alcançar. Ficará cada vez mais claro identificar, quem se importa e quem não se importa!
Se chegou aqui nesta leitura e se sentiu um pouco mais entusiasmado neste momento, saiba que você está no time daqueles que se importam. Portanto...
Seja bemvindo ao Mundo Novo!!! Seja bemvindo ao Bom Mundo Novo!!!

Saúde & Sucesso!