Missão & Visão – Confio onde estou e sei prá onde vou !

Missão & Visão – Confio onde estou e sei prá onde vou !

Vejamos o que alguns líderes citam a respeito:
 
"Cultive suas visões e seus sonhos como se eles fossem as crianças de sua alma, o desenho de suas últimas conquistas”
Napoleon Hill

“Comece com o fim na mente”
Stephen Covey

"Costumam afirmar que motivação não dura. Bem, banho também não – por isso que o recomendamos diariamente”
Zig Ziglar

“Sua visão só se tornará clara quando você atentar ao seu coração. Quem olha prá fora, sonha. Quem olha prá dentro desperta“

Carl Jung
 
 
Declarações de Missão e Visão têm sido produzidas pelas organizações há muito tempo. A atenção dada a estas declarações são justificadas pelas pesquisas que indicam que as organizações que possuem Missão & Visão claramente definidas, simplesmente superam aquelas que não possuem.


Missão & Visão não são soluções e sim, ferramentas que devem ser utilizadas por gestores capacitados. Estes instrumentos muitas vezes não cumprem com suas expectativas, pelo simples fato da falta de compromisso da alta gestão da empresa. Missão & Visão logram êxito quando são suportadas top-to-bottom em uma organização – diferente disto, o equívoco é certo.

Não há como uma organização, independente de seu tamanho, tornar-se verdadeiramente bem sucedida se não conseguir responder as questões fundamentais
“Por que é que nós existimos?” e “Para onde estamos indo?”. Missão & Visão respondem estas fundamentais questões. É importante entender a diferença entre Missão & Visão e o papel de cada uma.

A Missão é uma declaração pela qual uma organização existe e que define o negócio em que a própria atua no momento. Declarações de Missão concentram-se no presente e são um reflexo das competências centrais(core) de uma empresa.

A Visão é uma declaração que se concentra sobre o futuro. A Visão afirma o que uma organização deseja ser. Declarações de Visão partem do coração bem como da razão. Uma Declaração de Visão representa um “sonho realístico” para uma organização e a compele na adoção de uma postura pelo futuro escolhido.

Missão & Visão são vitais para o êxito do Planejamento Estratégico. A Missão identifica um ponto de partida ou o atual estado de uma empresa, enquanto a Visão é necessária para uma organização determinar o rumo que deve ser prosseguido. É como disse o gato de Alice no País das Maravilhas, “ Se você não sabe para onde quer ir, não importa qual o caminho vai escolher.” Sem a clareza de visão, o seu Plano Estratégico – o seu roteiro para alcançar a sua Visão – pode revelar-se inútil. Um Plano Estratégico que não é construído usando uma Missão como fundação e que não tem uma Visão como forma de tornar acessível metas para um futuro previsível, normalmente joga qualquer planejamento de uma organização no limbo.

Além de suas importâncias com respeito ao Planejamento Estratégico, Missão e Visão quando efetivas apresentam outros benefícios visíveis. Vamos a eles:

  • Auxílio na Tomada de Decisões
  • Articulação de uma razão pelo “ser” – Ser antes de ter
  • Criação de uma unidade organizacional
  • Auxílio na aproximação de áreas diferentes dentro da organização
  • Determinação de foco e direção
  • Motivação dos colaboradores à busca de um futuro melhor

Uma vez Missão e Visão construídas, elas devem ser continuamente comunicadas, testadas e vividas por todos os colaboradores de uma organização. Esta é a chave que garante que a Visão permaneça forte e sempre viva. Missão e Visão são essenciais para o sucesso futuro de uma organização, mas elas não acontecem sem esforço deliberado e compromisso, tanto dos gestores como todos os outros colaboradores.

Com certa freqüência a hesitação por parte da liderança de uma organização é compreensível. Por sua própria natureza, Missão e Visão produzem mudanças, e mudanças tipicamente são acompanhadas por custos adicionais e riscos. No entanto, melhor que o medo, os gestores devem abraçar o conceito. Alguns instrumentos de gestão falham, antes mesmos de promoverem qualquer mudança; mas aqui estamos tratando de um que será extremamente efetivo, se propriamente aplicado. Por isso o foco deve ser a garantia que a Missão e a Visão da organização serão propriamente alinhadas e utilizadas de forma que os seus benefícios possam ser realizados.

Ser uma organização guiada por uma Visão é muito melhor que a típica situação da organização guiada pelas necessidades e problemas.